Quem trabalha com Email Marketing sabe que essa é uma ótima forma de engajar seus clientes ou Leads. Contudo, isso vem com um preço: existe todo um mundo de regras e hacks para ter as melhores taxas de entrega e engajamento com seu email.
Pensando nisso, neste post juntamos dicas rápidas para você criar ótimas campanhas de email.
A primeira forma de chamar a atenção do seu Lead é utilizando um assunto interessante e criativo.
Assuntos muito comuns, como “Newsletter #32”, não atraem o leitor, pois são muito genéricos e parecem mais do mesmo. Por isso, eles tendem a ter uma taxa de abertura menor dos que forem mais inovadores.
Números e percentuais são atraentes, pois eles se vendem como informações concretas e comprovadas. Eles também trazem consigo o raciocínio lógico do leitor, o que exige mais atenção.
Exemplos de assuntos desse tipo seriam:
Assuntos muito longos podem ser cortados em visualização mobile. Por isso, é recomendado mantê-lo entre 20 e 41 caracteres.
Se bem em desktop é possível trazer até 80 caracteres para leitura, é ideal pensar em assuntos que funcionem para todos os dispositivos.
As pessoas recebem tantos emails hoje em dia que elas acabam ignorando aquilo que elas sentem que é uma automação, ou seja, aquilo que não foi escrito especialmente para elas.
Assim, usar variáveis com nome do Lead e outras informações que você tem sobre ele e que são relevantes no contexto pode transformar seu email one-to-many em uma mensagem que o Lead sente que foi feita especialmente para ele.
Antes de clicar em enviar, confira múltiplas vezes se o seu texto está gramaticalmente correto e se existem erros de digitação.
Passar seu texto por ferramentas com corretores é uma ótima ideia, mas tente também pedir para que um ou dois colegas leiam sua mensagem e confiram se ela está escrita corretamente.
Em geral, é recomendado que uma campanha de email tenha 40% de imagem e 60% de texto para ter uma boa taxa de entregabilidade.
Isso significa, então, que emails que são compostos completamente por imagem ou emails que são totalmente texto não são recomendados, já que eles não trazerem os melhores resultados de entrega para você.
A maioria dos serviços vai, por padrão, bloquear essa imagem e a eficiência do disparo tende a diminuir bastante. Você pode tomar ainda outros cuidados como:
Emails com textos escritos completamente em caixa alta tendem a ser barrados pelos filtros de SPAM utilizados pelos provedores de email.
Dessa forma, utilize outras estratégias para chamar a atenção do seu Lead, como negrito, itálico ou até mesmo aumentando o tamanho da fonte.
Por serem muito utilizadas em envios de SPAM, textos em vermelho ganharam uma má reputação entre os provedores de email. Por isso, é recomendado evitar essa cor nos textos dos seus envios.
Ao utilizar termos que são tradicionalmente utilizados em envio de SPAM, você também corre o risco de ter sua mensagem colocada na caixa de lixo eletrônico dos seus Leads.
Exemplos dessas palavras são: grátis, free, clique aqui, desconto, etc.
Além de fazer com que os leitores percam interesse no meio da mensagem, emails longos demais podem ter seu conteúdo cortado pelos provedores de email.
Dessa forma, a pessoa vai perder um bom pedaço da sua mensagem se ela não clicar na opção de mostrar toda a mensagem.
O preheader é um pequeno resumo sobre o email e que aparece do lado ou abaixo do assunto de email na caixa de entrada do destinatário.
Escolher um preheader adequado é muito importante porque ele já indica ao leitor se ele vai querer ou não abrir aquele email, já que ele mostra sobre o que a mensagem vai tratar.
O P.S. é a última informação que o Lead vai ler da sua mensagem.
Por isso, você tem a chance de criar um sentimento de urgência no destinatário e por isso é interessante colocar novas informações relevantes e links nesse trecho.
Os emojis possuem a capacidade de humanizar seu negócio, aumentando a proximidade entre cliente e marca.
Assim, utilizá-los de forma consciente pode ser uma ótima ferramenta de engajamento para os seus Leads.
© 2021 Método Escala. Todos os direitos reservados.
Para ver mais, acesse nossas redes!