Entenda a diferença entre público-alvo e persona e como esses dois conceitos podem ser usados em sua estratégia para ajudá-lo no relacionamento com a audiência de forma mais acertada.
Você sabe a diferença entre um marketing eficiente e um que não dá resultados? O direcionamento.
Para fazer campanhas com um bom ROI, é necessário conhecer o público que tem mais chances de querer o seu produto e preparar uma comunicação que converse diretamente com ele.
Mas qual é a melhor forma de conhecer seu possível cliente? No marketing, temos 2 maneiras: o público-alvo e a persona, e cada um tem suas características e aplicações ideais.
O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Ele costumava ser o 1º passo para iniciar uma campanha de marketing. Geralmente o público-alvo traz informações como:
Apesar de ser um bom início para as investigações do público para o qual se destina o produto, o público-alvo tem caído em desuso como o único direcionador para as ações de marketing.
O motivo disso?
Com os novos hábitos de consumo e a riqueza de informação e segmentação que o marketing digital oferece, é necessário uma percepção mais precisa do consumidor e das suas aspirações para que as campanhas sejam realmente eficientes.
Quais são os benefícios e quando usar o público-alvo
Principalmente nas fases em que é preciso criar produtos e estudar o mercado, o público-alvo pode ser uma boa ferramenta inicial por exigir menos pesquisa do que as opções mais completas e dar um panorama do cliente ideal.
Esse conceito também pode ser muito útil na hora de fazer a precificação e começar a definir quais campanhas e canais podem ser mais efetivos na hora da divulgação.
Para ajudar você a visualizar melhor como é o público-alvo, separamos estes 3 exemplos:
Como descobrir o público-alvo do meu produto
Para facilitar o processo de descobrir qual é o público-alvo do seu produto, você pode responder a algumas perguntas:
Caso você já tenha clientes, isso pode ser mais fácil fazendo uma pesquisa entre eles para identificar esses padrões.
Mas, se o seu caso for um novo produto ou público, você pode recorrer a pesquisas de marketing e a dados levantados a respeito do seu setor, como os fornecidos pelo IBGE ou associações comerciais.
Você se lembra do que o público-alvo tem caído em desuso por sua falta de detalhes? Nesse sentido, as buyer personas têm se mostrado como uma boa solução para as novas necessidades do consumidor conectado.
Uma das melhores definições de persona é a seguinte: um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.
Ou seja, a persona traz mais detalhes, criando uma maior conexão e empatia da sua equipe de marketing com o cliente — o que leva a uma criação e uma segmentação mais focada e eficiente.
Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:
Quais são os benefícios e quando usar a persona
Além de oferecer um direcionamento mais preciso para a sua equipe de marketing, a persona fornece informações e insights poderosos para melhorar os resultados, como:
Ao contrário do público-alvo, a persona pode ser usada em todas as etapas de vendas e marketing e até mesmo na prototipação de um produto.
Usando os mesmos exemplos aplicados no público-alvo, vamos mostrar como eles ficariam mais completos no formato de persona:
Note que, no último exemplo, enquanto o público-alvo focava nas empresas que poderiam contratar um serviço. A persona foca no tomador de decisões, isto é, quem vai contratar o serviço e que deve ser o foco das campanhas de marketing.
Como descobrir a persona do meu negócio
A primeira coisa que você precisa saber:
Personas não podem ser baseadas em achismos. Apesar de ser uma representação semifictícia, é preciso que sua persona seja fundamentada em dados de seus compradores ou do mercado.
Você pode fazer entrevistas ou procurar os principais números do seu setor.
Este post tem um ótimo modelo de entrevista para conhecer a fundo a sua persona, mas, resumidamente, responda às seguintes perguntas:
Ambos são importantes em diferentes etapas do marketing. Enquanto o público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes, além de partir de um pouco de storytelling para ajudar a sua equipe de marketing a criar mais empatia e visualizar a melhor linguagem e abordagem nas campanhas.
Como podemos ver, a persona é uma das ferramentas de marketing mais poderosas para o seu negócio, por aperfeiçoar o público-alvo e oferecer uma análise mais completa para sua equipe.
Agora que você sabe a diferença entre público-alvo e persona, quer começar agora mesmo a trabalhar com personas no seu negócio? Entenda tudo sobre o assunto no Método Escala!
© 2021 Método Escala. Todos os direitos reservados.
Para ver mais, acesse nossas redes!