Aparecer no Google é um processo que se chama indexação, que é quando o maior buscador da internet reconhece a existência do seu site. Isso ocorre automaticamente quando há um hiperlink apontando para ele. Mas também é possível fazer isso manualmente.
Você gostaria de ter seu site ou blog na primeira página do Google?
Obviamente, a resposta é sim!
Aparecer na página do Google, o buscador mais conhecido do mundo é fazer com que seu site/blog gere mais tráfego, ou seja, acessos e se torne mais conhecido!
Existem várias formas de fazer com que seu site ou blog se destaque frente à concorrência.
Pode ser um verdadeiro desafio, mas é possível e logo abaixo você verá como fazer.
No artigo a seguir você encontra várias dicas e ferramentas para usar como aliados na busca pelo sucesso do seu site ou blog.
Geralmente os sites de busca já encontram seu site de forma automática se tiver páginas de outros sites que apontem para ele (hiperlink).
Para saber seu sua página faz parte do índice do Google, basta você entrar no buscador do Google e digitar o endereço do seu site.
Se ele aparecer como resultado, significa que ele já está devidamente indexado.
Depois disso, o seu site já deve começar a aparecer nos resultados do Google, mesmo que seja na vigésima página.
Aí então o trabalho todo será melhorar o posicionamento do seu site ou blog através das técnicas e ferramentas de SEO, bem como outros mecanismos de otimização que verá ao longo do artigo. Um passo de cada vez!
O Google Webmaster Tools é a ferramenta que pode fazer seu site ser indexado e também mostrar o que precisa ser melhorado quando falamos em otimização do site.
Pode ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google, pois traz as informações de como o Google interpreta seu site/blog.
Se for utilizar a ferramenta para indexar, lembre-se que pode demorar até 3 meses para seu site aparecer como resultado no Google. Portanto, tenha paciência.
Com as informações disponibilizadas pela ferramenta, você fica mais consciente e sabe exatamente aquilo que precisa melhorar no seu site para alcançar a primeira página do Google e também para tornar seu site mais atrativo para os seus usuários.
A ferramenta traz muitas informações relevantes sobre indexação de páginas, títulos duplicados e remoção de páginas, dentre outras muitas funções.
Considere usar essa ferramenta à seu favor se quiser aprender como fazer seu site aparecer na primeira página do Google.
Você sabia que 75% das pessoas não vão além da primeira página do Google? Pode ser por preguiça ou pode ser que logo na primeira página ela já encontre o que ela precisa.
Quando uma pessoa faz uma pesquisa no buscador logo aparecem os melhores resultados em destaque.
Geralmente o primeiro link que aparece é o mais completo em informações e, justamente, por isso não há necessidade de continuar a busca.
Assim, a pessoa nunca chegará no seu site que pode estar na segunda ou terceira página do Google.
A melhor forma de você captar essas pessoas e gerar mais acesso e leads é você conseguir colocar seu site na primeira página do Google, ou seja, indexando o seu site ou blog.
Você, simplesmente, não receberá os cliques e o tráfego que precisa para fazer o seu trabalho de SEO valer seu tempo e dinheiro se você não aparecer de primeira no Google.
E você precisa desse tráfego orgânico porque 93% das empresas online começam com uma ferramenta de busca.
Além disso, há mais de 1 trilhão de buscas todo mês no Google! O que pode dificultar ainda mais o seu ranqueamento.
Um bom trabalho de SEO tem o poder de impulsionar o tráfego inbound e fazer seu negócio crescer por vários anos.
Se você acha que é impossível aparecer na primeira página do Google, pois já existem inúmeros sites famosos e blogueiros renomados ranqueados, calma!
Realmente o mercado saturado não ajuda, mas esse artigo prova que você pode sim colocar seu site em destaque mesmo com tanta concorrência. Não desista!
Existem alguns métodos comprovados que eu utilizei e com os quais obtive sucesso para aparecer na primeira página do Google.
E a melhor parte é que você não precisa de autoridade ou links para ranquear com muitas dessas palavras-chave.
SEO significa “Search Engine Optimization”, em português Otimização para os Mecanismos de Busca.
Isso significa que ele pode ser um importante parceiro para fazer seu site aparecer no Google sem pagar absolutamente nada.
O leitor pode nem perceber que você utiliza essas técnicas, a não ser que ele tenha um olhar treinado.
Mas o Google definitivamente percebe e dá destaque para os sites que utilizam o SEO em seus conteúdos.
Um trabalho de otimização de SEO no seu site ou blog pode fazer toda a diferença no ranqueamento da sua página, pois dá destaque aos assuntos principais abordados através de palavras-chaves.
Mas, lembre-se, se você está tentando ser visto e ranqueado organicamente na primeira página com as palavras-chave mais populares do mercado, isso não vai acontecer tão cedo.
Se você está apenas começando, tem pouca autoridade de domínio, pouca força de backlink e, dificilmente, vai conseguir algum resultado.
Para fazer seu site aparecer na primeira página do Google certamente não é da noite para o dia e leva alguns fatores importantes.
Conteúdo atrativo, relevante e otimização de SEO são essenciais, mas também existem outras condições que o Google considera como importantes na hora de posicionar um site entre os principais resultados. Confira!
O Google busca proporcionar a melhor experiência possível para seus usuários e isso tem tudo a ver com navegabilidade.
O objetivo do buscador é oferecer o melhor conteúdo de forma mais acessível. Por isso que o seu site deve ser fácil de navegar e amigável.
Se sua página for organizada, eficiente, com conteúdo interessante, acessível e responsivo, isso com certeza é um ponto a favor para aparecer na primeira página do Google.
Existem mais palavra-chave de calda longa por aí do que palavras populares.
Talvez você provavelmente não saiba, mas o Google considera a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site.
Trabalhar isso nada mais é do que fazer “Link Building”.
Se sites renomados, de autoridade fizerem referência a um conteúdo ou serviço da sua empresa, isso com certeza irá chamar a atenção do Google.
Além disso, se alguém deixar um comentário sobre sua empresa em algum post, isso também conta como pontos a favor.
Incentive seus clientes a divulgar seu site e serviços em outras páginas e fóruns.
Se você for ativo nas redes sociais, essa é uma boa forma de interagir com seus clientes e obter esse tipo de redirecionamento.
Ninguém gosta de sites com bugs e que fica travando. Nem mesmo você, os usuários e muito menos o Google.
Se seu site for lento, pesado e a velocidade de carregamento for baixa, isso irá fazer com que você perca pontos para o Google e diminua suas chances de leads.
Ao ter um site ágil e responsivo, você faz com que as pessoas permaneçam no seu site e saiam satisfeitos de lá, com tudo que precisavam.
Se a espera for longa, sem dúvida, essas pessoas irão migrar para outro site.
A concorrência é apertada e ninguém vai ter paciência de esperar pelo seu site tendo tanta oferta por aí. Pense nisso!
Seu site deve ser responsivo tanto para PCs quanto para smartphones e tablets.
Para saber se seu site atende aos padrões de exigência dos usuários e, consequentemente do Google, acesse seu site pensando como um usuário e veja se ele atende a todas suas expectativas.
Se ele deixar algo a desejar é porque você precisa trabalhar em cima disso para melhorar.
Um título atraente faz toda a diferença para os leitores e, principalmente, para o Google.
Perder alguns minutos pensando em um título matador não é perda de tempo quando se fala em fazer seu site aparecer na primeira página do Google.
Além de pensar em um título que tenha a ver com o conteúdo que é discorrido no artigo, você deve utilizar a palavra-chave principal no título.
Coloque a palavra-chave trabalhada em todo artigo em destaque logo no começo do título. Além disso use a palavra-chave em alguns intertítulos para dar mais destaque.
A utilização dessas técnicas básicas de SEO são fundamentais para ranquear o seu site ou blog.
Da mesma forma que trabalhar uma meta description atraente, você também deve trabalhar a sua URL.
Ela deve estar otimizada para a palavra-chave em destaque utilizada ao longo de todo o texto.
Procure sempre fazer URLs curtas e objetivas. As pessoas precisam ler rapidamente e já saber o que encontrarão no seu site.
É aquela história: não basta fazer, você precisa divulgar.
De nada adianta você otimizar todo seu artigo para as técnicas de SEO, indexar no Google, trabalhar o Link Building se você não divulgar nas redes sociais.
Além de ter um site responsivo, navegável e com conteúdo relevante você precisa disseminar isso nas suas redes sociais, para que atinja o máximo de pessoas possível.
Use as redes sociais à seu favor como Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram para se sobressair e aparecer na primeira página do Google.
Obviamente criar um conteúdo relevante, atraente, informativo é pré-requisito para aparecer na primeira página do Google, mas não se apegue apenas a isso.
Por mais completo que seja seu artigo no quesito texto, procure utilizar outros recursos como imagens e vídeos que tenham apelo visual.
Colocar imagens que ilustrem o que você está dizendo são legais para trazer mais vida ao seu texto, além de ajudar o leitor a ter um descanso na vista, principalmente se o texto for longo.
Da mesma forma, linkar vídeos também podem ser recursos que você pode oferecer ao seu leitor caso ele queira obter a informação de uma outra maneira, de forma mais prática.
Se o vídeo não for feito pela sua empresa, coloque como “abrir em outra aba” na hora de linkar para que seu leitor não saia da sua página.
Esperamos ter ajudado! Para mais, veja nosso curso Método Escala!
© 2021 Método Escala. Todos os direitos reservados.
Para ver mais, acesse nossas redes!