As empresas estão mudando
Diante desse panorama, o mercado é levado a aderir às mudanças estruturais de adaptação, com seus profissionais em busca de qualificação para lidar com a corrida competitiva da chamada economia digital, conceito que representa mais agilidade, rapidez e custos menores.
Antônio Celso Leitão, executivo daHybrid Cloudda IBM Brasil e especialista no assunto, em entrevista para a revista Exame, foi taxativo: “Quem não passar pela transformação digital deixará de existir”. Com essa afirmação, ele quer dizer que quem não se adaptar a essa nova realidade estará fadado a estar a um abismo de distância, se comparado a quem já vive essa realidade.
Segundo levantamento da IDC, consultoria de análise de mercado e tecnologia, a área de transformação digital recebeu investimentos de mais de US$ 1,3 trilhão em 2018, 16,8% a mais do que o gasto pelas empresas em 2017, e a tendência é de crescimento contínuo.
Nesse contexto, o novo perfil dos profissionais de tecnologia da informação torna-se mais dinâmico, exigindo maior capacitação, conhecimento de várias tecnologias e a necessidade de se reinventar.